Prado Flores no Sínodo dos Bispos

José Prado - Palestra no Sínodo dos Bispos pela Escola de Santo André de Evangelização Internacional.
Quarta, 17 de Outubro de 2012 às 13:07

Prof José Prado Flores, Fundador e Diretor de Escolas Internacionais de Evangelização Santo André (MÉXICO)

Se José e Maria perderam Jesus em Jerusalém, isto também pode acontecer hoje no caminho da nossa Igreja.
Há cinco séculos, deixamos o primeiro anúncio jubiloso se refugiar nos sacramentos, dogmas e catecismos, que não são ruins, não, se eles são precedidos pelo primeiro anúncio. Não antes, e especialmente não no lugar.
Alguns perderam a Palavra, e preferem os esquemas cheios de sabedoria. Ouso dizer que nós perdemos a Jesus, mas eu me pergunto:
Você realmente considera tudo como perda e lixo, ante o "conhecimento da ressurreição de Jesus"? (Fl 3, 7-10)
É evidente para nós a alegria de quem encontrou o tesouro escondido? (Mt 13, 44).
Por que, em muitos atos de devoção é tão difícil de encontrar Jesus vivo e ressuscitado?
Se Jesus ressuscitado não apareceu a todas as pessoas, mas "unicamente as testemunhas" que proclamam o evangelho (Atos 10, 40-42), podemos dizer que tivemos um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo que nos identifica como testemunhas?
O povo de Deus nos repete e exige: θέλομεν τὸν ̓Ιησον ἰδεν. "Queremos ver Jesus". Paulo falhou no Areópago porque ele falou da ressurreição, mas não de Jesus ressuscitado, enquanto Pedro tem uma grande pesca porque Κατενύγησαν τ καρδίᾳ "transpassou os corações ", com a espada do Espírito.
O problema não é que a Igreja Católica não evangeliza, mas sim que às vezes os que evangelizam são os "não evangelizados". Isto é, alguns evangelizadores ainda não caíram ao Jordão para ter uma experiência pessoal do amor de Deus, ou entraram no Cenáculo para receber o seu Pentecostes pessoal.
A pedagogia da fé é como um jogo de futebol, que é jogado em duas etapas: o primeiro tempo, o primeiro anúncio. O segundo tempo, a catequese e a teologia. Assim, no primeiro tempo devem jogar os evangelizadores e no segundo os catequistas e professores.
Como José e Maria voltaram para encontrar Jesus no lugar onde eles haviam perdido (Lc 2, 45), assim também, nós vamos voltar a Jerusalém, onde existe um túmulo vazio!

Comentários

Postagens mais visitadas